quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O que você quer ser?



Há alguns anos atrás eu era fã de Crepúsculo e um dia assistindo ao filme "Eclipse" da saga, esse techo me marcou: "Quando tínhamos cinco, nos pediram que disséssemos o que queríamos ser quando crescesse. Nossas respostas foram coisas como astronauta, o presidente, ou no meu caso, uma princesa. Quando estávamos com  dez anos, eles perguntaram novamente. Nós respondemos a estrela do rock, cowboy, ou no meu caso, medalhista de ouro. Mas agora que nós crescemos, eles querem uma resposta séria. Bem, quem diabos sabe? Este não é o momento de tomar decisões duras e rápidas, esta é a hora de cometer erros. Pegar o trem errado e ficar preso em algum lugar. Apaixone-se ... muito. Se interesse por filosofia, porque não há nenhuma maneira de fazer uma carreira além disso. Mude sua mente e mude de novo, porque nada é permanente. Então,cometa muitos erros, como você pode. Dessa forma, algum dia, quando voltarem a perguntar o que queremos ser, não teremos de adivinhar. Nós saberemos." Não lembro se foi na primeira ou a última vez que assisti que eu notei a importância dessas palavras, mas isso nunca fez tanto sentido da minha vida. E não, eu não vou continuar falando sobre Crepúsculo.
Chega um momento que você tem que fazer a escolha da sua vida: o que você vai escolher pra trabalhar pelo resto da vida. Alguns acertam de primeira, outros mudam de ideia toda hora, outros fazem a escolha errada e tem medo de mudar. Eu sou aquela que muda de ideia toda hora e quando acho a minha "vocação" alguma coisa sempre me diz que não é e isso me assusta. Estou prestes a entrar no terceiro ano, com um pé na faculdade e ainda não tenho certeza do que quero fazer na minha vida simplesmente porque não me perguntam mais "o que você quer ser quando crescer?" e sim, "o que você quer ser?". Meu tempo está acabando.
Você pode me dizer: "relaxa, se você não gostar, você muda", mas não é tão simples assim. Nós sempre queremos acertar. Não importa se for na escolha de uma peça de roupa ou na faculdade que vai fazer. Errar é uma consequência, assim como acertar também é, além de que ninguém faz uma escolha pensando em errar.
Ainda tenho minhas dúvidas se todo mundo sabe o que realmente quer. Como vai saber? Eu não entendo. Eu quero muito uma coisa, mas tem outras tantas que eu também quero e por isso não sei a que eu "quero mais". A tal da "resposta séria" sobre o que eu vou ser é praticamente um enigma.
Só sei que um dia, estarei exercendo a tal profissão dos meus sonhos e lembrarei desse drama que estou vivendo. Lembrarei das pessoas que me disseram para seguir o coração e daquelas que me aconselharam a seguir a razão. Espero que eu tenha feito a escolha certa e sem tentar adivinhar eu saiba da felicidade de tudo aquilo.
Não sei se essa é mesmo a decisão mais difícil da vida de uma pessoa, mas tenho certeza que ela muda completamente a vida e leva a outros desafios, afinal, um dia eu vou ter que me bancar. Ir ao supermercado, pagar contas e ir ao banco como as pessoas normais vão. E não quero fazer isso pensando: "Droga! Ainda tenho que trabalhar hoje!". Isso significa ter feito uma escolha errada. Quero ser feliz à longo prazo fazendo a escolha certa agora. Entende? 

9 comentários:

  1. Nossa, adorei esse texto lindo! Maravilhoso <3

    www.dreams-of-viih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto, você colocou em palavras o que muitos sofrem. Eu me formei na faculdade em Análise de Sistemas e ainda não sei se gosto dessa área, mas sabe quando você faz algo, só porque paga razoavelmente bem? Eu sou igual você, fico mudando de opinião a toda hora hahahahha

    Beijos


    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo bem isso, errei algumas vezes até acertar o que eu gostaria de fazer de verdade. Não gosto muito da ideia de o que você está fazendo é o que você vai fazer pra sempre na sua vida, por isso sei que ainda vou mudar algumas vezes de ideia ao longo do caminho. hahaha
    Beijos

    Http://luddzilla.com

    ResponderExcluir
  4. É complicado escolher algo que pode coordenar toda a sua vida. Ainda bem que eu consegui de primeira. E me apaixono cada vez mais pelo que escolhi.

    Beijos Amora
    www.amorascomclasse.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber como você se sente, é sempre muito difícil essa escolha, mas não precisa se preocupar que o seu "tempo está acabando", minha dica é que você pesquise sobre os cursos que se interessa, faça um teste vocacional, veja a grade curricular dos cursos, e se mesmo assim ainda não souber qual quer, pode esperar alguns anos até saber o que quer.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir
  6. lindas palavras!!!! eu passei pela mesma situação e eu errei na minha primeira e segunda escolha de faculdade, acabei acertando na 3, porque eu fugi da área que atuo que é química... te desejo sorte nessa etapa e muita calma!!! um bigbeijo http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  7. uau que texto mais lindo e profundo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Entendo sim. As pessoas cismam que temos que ter determinação. Focar em algo e ir em frente. Só que nem sempre somos assim. Precisamos errar, cair, quebrar a cara para entender de fato o que queremos.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir