terça-feira, 24 de maio de 2016

Fim da Era Vargas + filme

Uma das coisas que mais me ajudam a visualizar os assuntos de História são os filmes. E existem muitos falando sobre vários períodos e acontecimentos, e esse fim de semana assisti ao filme "Getúlio" que fala sobre o governo de Getúlio Vargas e achei interessante trazer para o blog esse filme.


Ele trata basicamente sobre o fim do governo Vargas, então por isso é importante que você tenha um conhecimento prévio do que foi o governo dele (desde o fim da "Política do café com leite") e de tudo o que já tinha acontecido e estava acontecendo porque o filme não é muito explicativo nesse sentido (e nem tinha como resumir uma história dessas em 2 horas), pelo menos eu não entenderia muita coisa se não já tivesse conhecimento sobre o assunto.
Toda a trama traz os momentos finais de seu governo, ou basicamente o momento em que ele foi acusado de ter comandado o atentado ao jornalista Carlos Lacerda, e junto a isso, já estava começando a sofrer a pressão dos opositores ao seu governo, demonstrando um caráter muito mais "pessoal" do que "público" da figura de Getúlio, interpretado por Tony Ramos.
Com isso, Vargas busca a todo momento criar formas de se safar das críticas, chegando a receber propostas ousadas de seu vice (Café Filho) e ao longo do filme solta frases como: "Eu fui um ditador e não me arrependo", apresentando ao espectador as intrigas no Palácio do Catete e as manobras tomadas e pensadas por cada um, indo ao ponto inclusive de "rasgar a Constituição" (como ele já havia feito duas vezes).
Outro ponto importante também é a filha do Vargas, Alzira, que no filme é uma espécie de "conselheira" e ouvinte do pai, mas nunca interfere nas suas decisões. Inclusive tem cenas dela falando com outras personalidades políticas sobre assuntos relacionados ao governo e tal. Isso mostra a mulher como parte dos movimentos sociais, o que faz contraste com a esposa de Vargas que pouco aparece (se piscar você perde a cena dela).
A questão da mídia é bem abordada no filme, pois essa foi uma das maneiras usadas para desconstruir o governo, o que entra em confronto com a postura da grande massa popular que defendeu Vargas por causa dos benefícios aos trabalhadores, que foi o grande diferencial de seu governo (tem uma parte no filme que dá pra visualizar esse momento).

Deixem suas opiniões sobre o filme nos comentários!
Espero que tenham gostado desse tipo de post :)

Rebeca

5 comentários:

  1. Não conhecia esse filme, adorei a dica!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quero muito ver esse filme!
    Adoro filmes que versam sobre história, pois sou fascinada.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica!
    Vou procurar assistir, creio que um filme desse tipo vai me ajudar muito nas aulas de história. ;)

    BJS!!!
    http://adolescenteonlineoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que bacana!
    Confesso que não assisti esse filme, mas é sempre bom assistir filmes assim né? É importante sabermos sobre História, melhor ainda quando é em forma de filme! =)

    Amore, tem post novo lá no blog. Te convido para vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o filme, mas parece ser bem interessante por se tratar de história e tals. Vou colocar na minha lista.
    Beijooos

    http://luddzilla.com

    ResponderExcluir